O que são Pisos Ecológicos?
Pisos ecológicos são pisos e revestimentos fabricados com materiais naturais reaproveitados (reciclados), tais como madeira de demolição, plástico, borracha e muitos entre outros) ou partindo de componentes reciclados, como garrafas PET, borrachas recicláveis e até mesmo pneus descartados. Não é à toa que os pisos ecológicos se tornaram uma ótima alternativa para os profissionais que desejam aliar praticidade, conforto, proteção e sustentabilidade em seus projetos, seja de áreas externas ou internas.
Quer saber mais sobre o assunto? Abaixo vamos contar tudo sobre os tipos de pisos ecológicos e como podem ser encontrados. Confira!
Por que utilizar Pisos Ecológicos?
Tanto o impacto na fabricação, instalação e uso dos pisos ecológicos envolvem o tripé da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Como resultado, as construções também se tornam mais verdes e ecoeficientes.
E ao contrário do que muitos pensam, foi-se o tempo em que construir ou reformar com pisos ecológicos era sinônimo de superfícies sem beleza e vida. Utilizar pisos ecológicos é não somente minimizar os impactos ao meio ambiente, como também encontrar excelente custo-benefício e opções que proporcionam um projeto moderno repleto de estilo e personalidade, além de muitos deles ain oferecerem maior durabilidade.
As principais vantagens dos Pisos Ecológicos
Tanto os modelos de piso ecológicos para quintal como as opções de pisos ecológico internos oferecem inúmeros benefícios para a construção.
Confira abaixo algumas vantagens observadas ao fazer uso dos pisos ecológicos nos projetos.
Conheça os 6 principais tipos de pisos ecológicos
No mercado é possível encontrar diversos modelos de pisos ecológicos, por isso é comum que muitos profissionais fiquem em dúvidas sobre qual tipo usar. Pensando nisso, separamos abaixo os principais tipos de pisos ecológicos que podem ser encontrados em lojas físicas e online ou adquiridos diretamente da fábrica de piso ecológico. Alguns deles você pode adquirir junto à Ecopex, veja abaixo as possíveis aplicações e as melhores formas de utilizar os pisos.
1. Pisos Emborrachados
Os pisos ecológicos de borracha são oriundos da reutilização de pneus e até sobras do material usado nos calçados. E como são duráveis, antiderrapantes e flexíveis acabam sendo muito usados em casas, comércios, espaços corporativos e de lazer. Além disso, os pisos ecológicos em borracha reciclável trazem conforto térmico e acústico ao ambiente e podem ser fabricados em diferentes formatos e cores. São ideais para academias e playgrounds pois também oferecem desempenho anti-impacto, protegendo os usuários de quedas e acidentes. Você também tem a opção para área externa, o piso drenante de borracha, que permite o escoamento de água.
Aplicações do piso emborrachado
2. Pisos plásticos
Os pisos plásticos são normalmente fabricados com composto de polipropileno, podendo modelar os perfis ou placas em diversos formatos, espessuras e cores, assim como aplicação de aditivos que aumentam a performance e durabilidade do produtos. Alguns destes pisos plásticos são fabricados através da reciclagem de garrafa pet e outros materiais plásticos como o PVC. Um grande exemplo é o nosso piso modular esportivo (indoor e outdoor), trata-se de um produto de altíssima qualidade para aplicação em quadras e ginásios de esportes. Estes pisos possuem alta resistência, qualidade e segurança para prática de esportes, seja de nível amador ou até mesmo de alto rendimento.
Aplicações dos pisos plásticos
3. Pisos de madeira plastificada
Os pisos de madeira plastificada ou WPC (Wood-Polymer Composite), como é conhecido fora do Brasil, é um composto formado por finas partículas de madeira totalmente envolvida por uma resina plástica, que agrega propriedade termoplástica à mistura. O material é muito utilizado nos EUA em formato de decks e assoalhos. No Brasil a tecnologia avançou bastante, a chama Madeira Plástica avançou retirando da composição do material a madeira e deixando apenas o plástico proveniente de rejeitos industriais. Possui inúmeras vantagens perante os pisos de madeira como a durabilidade e resistência à intempéries, além de existirem em diversos tamanhos, formatos e cores.
Aplicações da madeira plastificada
4. Madeira de demolição
O piso de madeira de demolição é uma alternativa de material sustentável que agrega valor estético e funcional aos ambientes, em especial os de estilo rústico. Esse tipo de piso pode ser aplicado tanto a interiores quanto exteriores e ajuda a criar ambientes cuja decoração se destaca pelo charme e conforto. Além de embelezar o ambiente, esse tipo de material é também uma opção de revestimento ecológico, já que sua produção é baseada no reaproveitamento ou reciclagem e a obtenção da madeira de demolição não causa impacto ao meio ambiente. O piso de madeira de demolição é obtido através da extração de madeira presente na estrutura e decoração de casas, construções, revestimentos e móveis antigos.
5. Pisos de cortiça
Os pisos ecológicos de cortiça são feitos a partir de uma casca de árvore que volta a se formar, respeitando o ciclo da vida. Esses pisos ecológicos além de leves, favorecem o isolamento térmico e a absorção de som, também trazem conforto aos pés e são extremamente resistentes a fungos e bactérias. Não é por menos que esses pisos ecológicos são perfeitos para áreas internas. Os pisos de cortiça apresentam diversas vantagens, como a resistência e a maior durabilidade em relação aos pisos vinílicos – aproximadamente cinco vezes mais duráveis. Além disso, o material funciona como isolante e permite uso em ambientes internos com áreas molhadas, assim como banheiros e cozinhas.
6. Pisos de bambu
Os pisos ecológicos de bambu são uma excelentes alternativas para o seu projeto. São especialmente resistentes, possuindo mais força e durabilidade do que outros modelos de piso, que utilizam madeiras convencionais. Isso ocorre porque o bambu é rico em fibras, tendo alta densidade, o que evita riscos sobre sua superfície. Outro fator interessante é que o bambu, como apresenta um crescimento rápido, pode ser colhido anualmente. Além disso, o bambu é uma espécie que apresenta alta taxa de absorção de carbono. No projeto, os pisos ecológicos de bambu são indicados para áreas de alto e baixo tráfego de pessoas, podendo ser incluídos nos ambientes externos dos imóveis, já que são muito resistentes e duráveis.