O que é Madeira Plástica?

madeira plástica é um produto 100% ecológico (por isso, algumas pessoas a chamam de Madeira Ecológica). Do mesmo modo, ela é resultante da aplicação de uma moderna tecnologia industrial. De madeira, apenas no nome, pois se assemelha muito a madeira natural, no entanto, em sua composição não há nenhum resíduo de madeira, apenas plástico. 

Em seu processo de fabricação, são agregadas matérias-primas recicláveis, como por exemplo resíduos plásticos industriais dos mais variados. Esses resíduos são misturados para que sejam transformados em peças semelhantes à madeira natural.  Em seguida, podem portanto, substituí-la em diversas aplicações e finalidades.

Resumidamente, a Madeira Plástica oferece a resistência do plástico, mas com aparência de madeira natural como resultado. Além de ser composta de material completamente sustentável. 

Como é produzida a Madeira Plástica?

A produção da Madeira Plástica antes de mais nada retira milhares de toneladas de resíduos da natureza e, além disso não há desperdício de água, afinal a mesma é reutilizada no processo. Inegavelmente, não só a Madeira Plástica pode considerada como um produto 100% ecológico, mas também seu processo de fabricação.

O processo convencional de reciclagem de plásticos segue a ordem da coleta seletiva, classificação, lavagem e peletização. De modo geral, catadores recolhem plásticos nas ruas e já os identificam pela sua característica. As garrafas PET são as campeãs. Todo mundo consegue distinguir o PET por suas características e sua classificação tornou-se muito popular. Então, grandes quantidades de PET são reciclados e isto provocou a valorização deste tipo de resíduo e criou condições de haver uma cadeia de reciclagem sustentável.

As principais vantagens da Madeira Plástica:

Diferença entre Madeira Plástica e madeira natural

Por que utilizar a Madeira Plástica?

Certamente a constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente responsáveis. Por isso, igualmente cresce a cada dia o uso e a aplicabilidade de madeira plástica.

Produzida sobretudo de resíduos plásticos descartados por empresas de reciclagem de papel, surpreendentemente a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada. Além disso, primeiramente evita o desmatamento e ao mesmo tempo não contamina o solo, assim como as águas subterrâneas. O material portanto pode ser considerado 100% ecológico.

Benefícios de Madeira Plástica ao meio ambiente

Como resultado, estima-se que para cada 700kg de madeira plástica utilizada, certamente 1 árvore adulta de grande porte estará sendo preservada. A Madeira Plástica e a preservação do meio ambiente

Pode-se portanto afirmar que aproximadamente 200 mil sacolas plásticas deixam de circular no meio ambiente de acordo com pesquisas.

A madeira plástica tem certamente durabilidade de muitos anos, no entanto, exigindo pouquíssima manutenção, salvo o tipo de lugar a ser instalado.

Qual a diferença entre Madeira Plástica e o WPC?

Madeira Plástica é produzida com Rejeitos* industriais. São aqueles plásticos que ninguém tem tecnologia para reciclar. A tecnologia foi desenvolvida aqui mesmo, no Brasil. Nosso produto não é WPC. “WPC – wood plastic composite” esse, por sua vez produzido com a adição de pó de madeira ao plástico. Esta solução foi criada para enricar o plástico, que naturalmente tem a característica de mudar de forma sob pressão e calor.

Um dos produtos amplamente produzidos com o WPC no Brasil são decks. Existem dois fatores quem invalidam o WPC:

O primeiro é ambiental – para produzir o WPC, é adicionado pó de madeira sobre plásticos nobres, que poderiam ser utilizados em outros processos de reciclagem. Depois de adicionado este pó, ele passa a ser um contaminante não permitindo que o plástico volte ao seu estado original. Por exemplo, podemos pegar polipropileno e fabricar um pote de iogurte, usá-lo, coletarmos e reciclá-lo, podemos transformar numa embalagem de água sanitária, e ir refazendo esse processo de coleta e reciclagem inúmeras vezes.

Ao pegarmos esse polipropileno e adicionarmos pó de madeira, produzimos o WPC, e acaba aí o seu ciclo de vida, sem poder ser reciclado para outro produto.

O segundo é na aplicação – o WPC deixa exposto grãos de pó de madeira, que absorvem água. Quando molhados, incham, produzindo erupções na superfície. Este segundo problema, é algo que prejudica em muito a imagem da Madeira Plástica, que é impermeável e pode ser aplicada sob quaisquer condições de umidade.

Madeiras Plasticas

A Madeira Plástica e suas aplicações

Sem dúvida, hoje a Ecopex é a empresa com maior gama de produtos sustentáveis, bem como produtos compostos por Madeira Plástica e Ecológica. Por isso, destacamos abaixo alguns exemplos desses materiais e suas características.

Ao passo que a grande procura por materiais prontos aumentassem, a necessidade por novas linhas surgiram igualmente. Por consequência, desenvolvemos uma linha completa de produtos acabados, sobretudo para jardim. Além de charmosos, são de fácil montagem e igualmente resistentes.  Por isso, alguns deles são vendidos desmontados, primeiramente para uma redução de custos em fretes e consequentemente no preço final. Por fim, podem ser montados por qualquer pessoal.

Além disso, acompanham todos os acessórios necessários e um manual de instruções de fácil entendimento. Além desses produtos citados, decerto a Madeira Plástica pode ser utilizada para diversas aplicações. Por exemplo: Decks, fachadas e brises, pergolados, cercas e mourões,  playgrounds, entre outras. Em resumo, hoje a Ecopex oferece uma grande variedade de produtos compostos, não só de Madeira Plástica, mas também de outros ecológicos produzidos por materiais sustentáveis.

Deck Ecológico de Madeira Plástica 150x32mm

Decks ecológicos

Decks de Madeira Plástica para áreas externas, públicas, jardins e piscinas.

Fachada Painel ripado em Madeira Plástica

Fachadas e painéis

Fachadas e painéis ecológicos para comércios e residências.

Banco de Madeira Plástica Ipê - Vista lateral

Móveis Ecológicos

Mobiliário ecológico para áreas públicas e externas

Floreira Vertical de madeira plástica para jardim

Decoração

Artigos de jardim para decoração de ambientes externos.

Equipamentos de ginástica- academia ao ar livre de Madeira Plástica

Equipamentos de ginástica

Diversos equipamentos de ginástica para academias ao ar livre

Cerca e mourão em Madeira Plástica

Cercas e guarda-corpo

Fachadas e painéis ecológicos para comércios e residências.

Lixeiras de Madeira Plástica

Lixeiras Ecológicas

Lixeiras em Madeira Plástica para áreas públicas e externas em geral

Playground Ecológico Infantil - Modelo Eco 151

Brinquedos e Playgrounds

Diversos brinquedos e playgrounds ecológicos em Madeira Plástica

Madeira Plástica é Inovação Sustentável

Seja como for, a constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente corretas. Por isso, cresce o uso e igualmente a aplicabilidade da Madeira Plástica. Embora produzida através de resíduos plásticos descartados, a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada, mas não para por aí! Com toda certeza ela também evita o desmatamento, bem como a contaminação do solo e águas subterrâneas.