Para que os alunos de uma academia, dança e centros de treinamentos em geral possam tirar o maior proveito em suas atividades, é imprescindível que os ambientes sejam construídos e decorados com materiais adequados.

E quando assunto é desempenho, a escolha dos pisos em cada uma das modalidades é suma importância nas áreas da academia. Um bom piso para academia é o que traz funcionalidades importantes, além de deixar o ambiente mais convidativo.

A seguir, você vai entender qual o melhor piso para academia e quais os aspectos e funcionalidades que não podem faltar.

Qual o melhor piso para academia?

Essa pergunta pode ter diversas respostas. Tudo vai depender do ambiente e da finalidade de cada prática desportiva. Há muitos tipos de academias, como as de musculação, funcional, pilates, ginástica, natação, entre outras. É claro que existem alguns tipos de pisos ‘coringas’, que podem ser utilizados para várias funções, mas pensando em alta performance, é necessário um tipo específico de piso nos ambientes para cada atividade. 

Isso porque cada piso oferece uma funcionalidade diferente e, dependendo se o foco é a ação antiderrapante, a resistência, a facilidade de limpeza, a redução do impacto, entre outros, você precisará de mais de um tipo de piso para equipar toda a academia.

Veja abaixo os pisos para academia mais indicados em cada tipo de ambiente.

Melhor piso para crossfit e treino funcional

1. Crossfit e treino funcional

Piso para box de crossfit e centro de treinamento funcional é um dos passos mais importantes para montar um negócio de sucesso. Por ser uma atividade de alto impacto, o piso tem papel primordial para amortecer o peso dos equipamentos, evitando danos ao revestimento e barulho excessivo, além de oferecer mais conforto e segurança aos alunos de sua academia. Outro fator não menos importante é ser antiderrapante, pois se trata de uma atividade com intensa movimentação dos atletas.

Nesse sentido, o melhor piso para box de crossfit é piso de borracha em placas. Obviamente tudo vai depender da qualidade do material e matéria prima aplicada, neste caso, a borracha. Peças de 10 a 20mm de espessura serão suficientes para amortecer quedas dos equipamentos (kettlebell, anilhas, barras e etc.)

Confira alguns motivos para escolher esse modelo como revestimento da sua academia e, ao final, ganhe uma dica extra para encontrar um produto de qualidade e instalá-lo imediatamente. Mas antes, vamos entender melhor por que investir nesse produto?

Melhor piso para musculação

2. Musculação

A decisão para o piso em um ambiente de musculação é sempre unânime: o piso emborrachado. Este é sem dúvidas o melhor piso para academia de musculação, já que ele oferece redução da força do impacto gerado pelos pesos. Além disso, ele também é antiderrapante, evitando acidentes. Mas não é apenas isso. Em uma área de musculação, os equipamentos costumam ser remanejados com muita frequência.

Para áreas de musculação, o piso é bem parecido com os que são utilizados nos boxes de crossfit, no entanto, é possível a utilização também de pisos em rolo. São pouco menos espessos e, portanto, possuem um custo mais acessível que os pisos em placas. Dependendo do equipamentos de musculação, você poderá utilizar pisos de 5 a 15 mm.

Melhor piso para pilates

3. Pilates

Na hora de montar um estúdio de Pilates, segurança, conforto e performance durante os exercícios são itens que devem ser pensados. Além de exercícios nos equipamentos, o Pilates possui inúmeros movimentos no solo. Portanto, para começar, o piso precisa ser agradável. Até porque o pilates compreende vários tipos de públicos: crianças, gestantes, idosos, pessoas em recuperação, etc. Muitos estúdios preferem o laminado ou vinílico por se de mais baixo custo, além de inegavelmente ficar muito bonito. No entanto não é o mais indicado. Investir em um piso emborrachado pode ser uma boa alternativa.

De forma geral, por conta dos equipamentos pesados, piso deve ser resistente, durável, antiderrapante, que não marque fácil, que principalmente amorteça o impacto (algo que você não poderá contar no caso dos vinílicos e laminados). Lembre de verificar quesitos como facilidade de limpeza e estética. O piso também precisa ser bonito e harmonizar com o ambiente.

O mais importante, antes de escolher, é pensar no bem-estar do aluno. Ele precisa sentir-se confortável e seguro durante a prática dos exercícios. Portanto, pesquise, compare e tenha sempre em mente princípios como segurança, conforto e performance ao decidir o piso do seu estúdio de pilates.

Enfim, como pôde ver, a escolha do piso é muito importante, seja pensando em alta performance para atletas e até mesmo para seu negócio virar um sucesso. Onde os alunos terão toda segurança e conforto na hora dos treinos, além da proteção do piso que é essencial para a manutenção do seu estabelecimento.

Conheça um pouco dos produtos Ecopex para pisos de academias. Tendo dúvidas, não deixa de nos consultar e tirar todas as dúvidas sobre qual o melhor piso para academia.