A telha ecológica com manta térmica possui o melhor conforto térmico e acústico do mercado. Milhares de consumidores em todo o Brasil já testaram e aprovaram as telhas ecológicas.

Afinal, são ideais para diversos tipos de coberturas como residências e galpões, assim como barracões e canteiros de obra. Além do mais, são muito mais resistentes que as telhas convencionais, como as de fibrocimento, por exemplo, populares nas lojas de materiais de construção e até mesmo as antigas telhas produzidas com amianto.

Muito mais resistência e durabilidade

A telha ecológica de Tetra Pak pode receber cargas de até 150kg/m², aumentando também a segurança do profissional (talhadista) que fará a instalação. Além disso, podem ser derrubadas de lugares super altos, sem trincar ou quebrar.

Mais conforto térmico e acústico

Outras duas grandes vantagens das telhas ecológicas é que elas reduzem de 50% a 90% a temperatura ambiente, proporcionando maior conforto térmico. Por outro lado, também diminuiem os ruídos externos ocasionados por chuvas e barulhos de carros e etc, que chamamos de conforto acústico.

A foto ao lado ilustra uma telha sem acabamento (sem a manta térmica) recebendo o peso de uma pessoa de aproximadamente 90 kg, a telha sofre apenas uma leve deformação temporária. No entanto, ela continua intacta, sem trincas (evitando vazamentos) e sem quebrar, mantendo seu aspecto físico e estético por muitos anos. Veja abaixo como nossa telha se comporta diante de alguns eventos:

Resistência das telhas ecológicas de tetra pak
Telhas Ecológicas com Menos Peso, Ruído, Calor e 100% ecológica

Benefícios das telhas ecológicas com manta térmica

Nossas telhas possuem inúmeras vantagens se comparadas às telhas convencionais.
Abaixo listamos as principais características que fazem deste produto um diferencial para sua cobertura/telhado:

Resistente a flexão

Suportam grandes cargas sem quebrar ou deformar

Proteção térmica

Mantém o ambiente fresco mesmo no calor

Não trinca

Sua composição faz com que não trinquem

Resistente a granizo

Material 100% resistente à chuvas de granizo

Difícil de quebrar

Possui alta resistência conta quedas e impactos

Não propaga chamas

O material queima, mas não deixa o fogo se espalhar

Super leves

As telhas pesam cerca de 12 kg e são de fácil manuseio

Imune a fungos

Sua composição é imune a fungos e umidade

Sem odor

As telhas não deixam o ambiente com cheiro

100% ecológico

Proveniente de material reciclado e sustentável

Diferenciais das nossas telhas

Em seguida, veja através de imagens como as telhas se corportam perante alguns eventos importantes que soferão durante sua vida útil:
Exposição à quedas e pancadas; Exposição à chuvas; E também como ela reage em casos de incêndio.

Ficha Técnica da telha ecológica

A telha ecológica possui uma camada de alumínio, que funciona como uma manta térmica. Trata-se de  uma face laminada de alumínio puro e malha de reforço de resina termoplástica prensada junto a telha. Desta forma, ela retém até 85% dos raios solares, aumentando a durabilidade do produto e melhorando o conforto térmico e acústico dos ambientes.

https://ecopex.com.br/telha-ecologica-com-manta-termica/

Ficha Técnica da cumeeira ecológica

Na Ecopex você também vai encontrar as cumeeiras ecológicas com manta térmica com acabamento idêntico ao das telhas para complementar seu telhado. As cumeeiras ecológicas são 100% impermeáveis, por isso possui um ótimo isolamento térmico comparada as cumeeiras de fibrocimento e galvanizadas.

Com uma grande durabilidade a cumeeira tem uma elevada resistência mecânica. Além disso, é de fácil instalação, evitando de quebrar ou trincar sob a penetrações de pregos ou parafusos auto-brocantes.

Cumeeira Ecológica de Tetra Pak com Manta Térmica

Galeria de fotos de telhas e telhados ecológicos

Em seguida você encontrará diversas fotos de obras e telhado com aplicações da telha ecológica com manta térmica não apenas no estado de São Paulo, bem como em outros estados do Brasil. Em resumo são diversos projetos com as mais variadas formas de telhados ecológicos e sustentáveis para você se inspirar.

Mais informações sobre as telhas

As telhas são 100% ecológicas

Atualmente, a telha ecológica é produzida através de alumínio e plástico reciclados (0% celulose/papel). Em suma, têm como matéria-prima as caixas de leite longa-vida, conhecidas também como Tetra Pak. Além disso, são fabricadas por meio de um processo que usa pressão e calor.

Também aplicamos durante sua fabricação a manta térmica, um revestimento em alumínio na parte superior da telha. Primeiramente o produto funciona como uma espécie de espelho, ou seja, expelindo os raios de sol. Em síntese, isso faz com que a telha mantenha a temperatura ambiente, ou seja, deixando seu ambiente certamente mais agradável. Além disso, podem reduzir até 90% a temperatura do local.

Parte inferior da telha
Parte inferior da telha
Cuidado com o meio ambiente - Produto Ecológico
Cuidado com o meio ambiente

A importância da telha ecológica para o meio ambiente

De acordo com pesquisas, estima-se que dos 6 bilhões de embalagens longa-vida são produzidas por ano no país. Em contrapartida, menos de 14% são plástico (20% da composição) e alumínio (5%). Assim, esses materiais deixam de serem descartados no meio ambiente e são utilizados na produção das telhas e chapas ecológicas.

Assim, a telha ecológica atende a interesses de ordem ambiental e saúde pública, com o intuito de estimular a reciclagem, logo que é feita com materiais para os quais os destinos mais comuns certamente seriam os lixões ou aterros sanitários, por exemplo.

Informações adicionais

Dicas de instalação

A instalação das telhas ecológicas é super simples: Primeiramente para fixação, nós recomendamos o parafuso com rosca soberba (popularmente conhecido como parafuso telheiro) assim como anel de vedação.

Além disso, deve ser primordialmente aparafusado no topo das ondas e portanto, nunca nos canais formados entre as mesmas a fim de evitar vazamentos. Da mesma forma, os pontos de fixação devem estar, no mínimo, a 50 mm das extremidades longitudinais das telhas ecológicas.

Cuidados na hora da montagem do seu telhado

Primeiramente você deve sempre evitar de pisar sobre as telhas entre os apoios, pois apesar de serem super resistentes à quebra, são bastante flexíveis, então é sempre bom tomar todos os cuidados para evitar acidentes. Por isso, recomendamos sempre que possível, colocar tábuas nos sentidos longitudinal e lateral.

Dessa forma as tábuas certamente distribuirão o peso sobre os apoios (caibros). Além disso, evite deixar as telhas soltas em cima da cobertura, a fim de evitar acidentes. Por serem leves, certamente podem ser levadas por fortes ventos.

Proteção térmica e sua obra mais fresca

O produto é primordialmente feito através de embalagens Tetra Pak, uma mistura de celulose, plástico e alumínio, fazendo com que diminua a dispersão do calor para dentro do ambiente. Além disso, nossas telhas ainda possuem a manta de alumínio, uma camada extra que faz com que o calor diminua ainda mais, já que seu efeito brilhante expele as luzes solares e deixa seu ambiente muito mais fresco.

De acordo com estudos realizados no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), as telhas seguram 30% a mais de calor em relação às convencionais.

Área de cobertura da telha

Conforme as medidas de fabricação, as telhas ecológicas cobrem uma área de aproximadamente 1,70 m². Dessa maneira, o cálculo é feito primeiramente pela soma de seu tamanho, que é de 2,20 x 0,92 m, descontando seu recobrimento longitudinal, que deve ser de pelo menos 14 cm. Do mesmo modo, descontamos ainda o recobrimento lateral, que é de uma onda, ou seja, cerca de 6 cm.

Quais ferramentas utilizadas para cortar o produto?

Para cortar o material, você pode utilizar até mesmo um simples serrote. No entanto, nós sempre recomendamos o uso de serra circular, a fim de evitar rebarbas e deixar o corte mais preciso. Assim como o acabamento do corte pode ser feito com lixas ou grosas, por exemplo.

Além disso, para passagem de tubos, o diâmetro máximo do furo deve ser de 250 mm e, dessa maneira a telha furada deve receber apoios complementares.

Quail inclinação recomendada?

A telha deve ter inclinação de 27%, sendo o ideal para obter o melhor aproveitamento. No entanto, a inclinação mínima recomendada deve ser inicialmente de 15%. Sobretudo em coberturas e fechamentos laterais, onde se formam superfícies planas ou poliédricas (ângulo entre duas telhas) consecutivas nunca superior a 6°.