O piso emborrachado nada mais é que um revestimento desenvolvido a partir da borracha. Há diveros tipos de pisos emborrachados disponíveis no mercado, cada um, com aplicações e usos distintos.
Os pisos em grande maioria são feitos a partir dos resíduos gerados da reciclagem de pneus. Através de processos altamente tecnológicos, a borracha é separada e devidamente tratada, resultando em um material atóxico, durável, e com alta resistência ao desgaste.
De acordo com dados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), cerca de 450 mil toneladas de pneus são descartadas por ano no Brasil, o que equivale a 90 milhões de unidades usadas nos carros de passeio.
Cada pneu demora, em média, 600 anos para se decompor na natureza. Quando o descarte é feito de maneira errada, o impacto ambiental é grande, já que os pneus podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causando danos à natureza e saúde pública.
Por esse motivo, é importante fazer o descarte correto e investir em ações de reaproveitamento da borracha, que contribuem com o desenvolvimento sustentável e a diminuição dos impactos no meio ambiente. A fabricação do piso emborrachado é um exemplo, já que os pneus são devidamente reaproveitados.
Dessa forma, ao utilizar um piso emborrachado, além de você garantir um produto de máxima qualidade, você ainda ajuda na preservação da vida
Qual a principal diferença entre um piso emborrachado indicado para academias ou playgrounds?
No geral, o piso emborrachado é extremamente versátil e pode ser usado em muitos lugares. Porém, para garantir uma compra satisfatória, é preciso se atentar ao o que você precisa.
Há muitos modelos de pisos emborrachados disponíveis no mercado que possuem variações de espessura e tamanho que podem impactar diretamente na indicação de uso do revestimento. Sendo assim, sempre há um revestimento adequado para à sua necessidade, com espessuras que ajudam na melhor absorção de impacto.
Quanto maior for a espessura do piso (medida em milímetros) mais impacto ele irá absorver. Por isso, é importante ressaltar a importância de pisos mais espessos para utilização em playgrounds, principalmente quando existem torres e acessórios mais altos, que podem acarretar quedas às crianças. Neste casos, são utilizados pisos que vão de 25mm até 55m, dependendo da altura deste brinquedo / playground.
Já para escolas e brinquedotecas, os mais indicados são os pisos em rolo, cujas espessuras variam entre 5 e 15mm. Esste tipo de piso emborrachado também é ótimo para academias de baixa circulação e clínicas de reabilitação. É importante ressaltar que estes pisos precism estar em em conformidade com a NBR 16.071, norma que regulamenta pisos emborrachados para uso em playgrounds.
A versatilidade do piso de borracha faz com que o material se adapte aos mais diversos locais. No entanto, é importante verificar também o local de aplicação do piso emborrachado. O ideal é conhecer a sua necessidade, levando em conta o tráfego do estabelecimento, os critérios de segurança e a capacidade de absorção de impacto.
Uma das grandes vantagens dos pisos emborrachados é a sua capacitade de personalização. Por exemplo, nos playgrounds, utilizamos cores mais vivas e até mesmo em formas diferenciadas, que são pensadas para tornar o ambiente mais lúdico e atrativo para as crianças.
1. Parquinhos
O piso emborrachado para parquinhos e playgrounds você encontra em diversos formatos, cores e espessuras. Neste tipo de piso, o principal fator a se levar em consideração é segurança. Isso porque estamos lidando com crianças. Com toda sua alegria e disposição, as crianças tendem a pular e brincar bastante nas áreas de parquinhos, podendo ocasionar acidentes e quedas. Alguns playground são altos e, por isso, é de extrema importância verificar se o piso suporta a queda equivalente ao tamanho do parquinho ou brinquedo instalado no local. Os pisos de qualidade comprovada, são certificados e, por isso, possuem testes que garantem o amortecimento de queda recomendado para cada tipo de brinquedo. Não deixe de consultar o vendedor / consultor sobre qual o piso mais indicado para parquinho!
Outro fator importante a se avaliar é a parte estética dos pisos de playgrounds. Deve-se levar em conta que este piso emborrachado provavelmente ficará em área externa, ou seja, exposto à sol, chuva e ás vezes maresia (em caso de área litorânea). Por conta dessas intempéries, é natural que o piso emborrachado sofra alterações ao longo de sua vida útil, tais como dilatação e descoloração. Levando isto em conta, sempre sugerimos os pisos quadrados, que dilatam muito menos que os pisos em formas, que apesar de serem os mais desejados, podem ocasionar maiores problemas após algum tempo de uso. Em relação à descoloração, os pisos pretos (apesar de menos lúdicos) são os que menos sofrem com a perda do pigmento. Em casos de pisos EPDM, cujos grânulos não são pigmentados, as cores permanecem mais vivas por muito mais tempo, porém trata-se de pisos com custo muito mais elevados, devido seu processo de fabricação utilizar materia prima virgem.
2. Academias
O piso emborrachado para academias são dividos em 2 (dois) grupos: Em rolo ou em placas. Os pisos em rolo são mais indicados para áreas de equipamentos de academias, estúdios de pilates e clínicas de fisioterapia, por serem mais finos (espessuras que variam de 5 a 11 mm), seu objetivo é amortecer pequenos impactos com altéres mais leves e também tornar o espaço mais seguro para caminhar e se exercitar, já que além de ser anti-impacto, o piso emborrachado para academia também é anti-derrapante. Já os pisos em placas são mais resistentes, possuem espessuras de 10 a 20mm e são ideais para áreas de peso livre, onde normalmente o piso sofre com maior impacto de barras e altéres mais pesados utilizados pelos atletas. Também podem ser utilizados em box de crossfit e centros de treinamento cuja necessida de absorção de impacto seja maior. Os pisos emborrachados para academias são em cores escuras, predominatemente pretos ou cinzas. Alguns modelos como os de rolo, possuem algumas variações como os estrelados e os blends, que dão um toque todo especial para os espaços de musculação e áreas fitness em geral.
3. Pistas de caminhada
O piso emborrachado para pista de caminhada é um produto completamente diferente dos citados acima, trata-se de um pavimento macio e flexível, constituído de grânulos de borracha aglomerados com resina pigmentada de poliuretano. A grande diferença é que seu preparo é feito no local de instalação e moldado de forma contínua sobre baserígida – permeável ou não. O conceitode piso “in situ” ainda é muito procurados, principalmente pelo setor público. O grande equívoco é que se tem a ideia que este tipo de piso é mais barato que os demais, o que não correnponde à verdade. Trata-se de um piso com custo extremamente elevado por conta da mão de obra e maquinários para aplicação no local. Algumas empresas no Brasil ainda fornecem este tipo de piso, conhecido como monolítico. Mas está longe de ser o campeão de vendas por conta de seu alto valor e, portanto, possui baixo custo-benefício.
4. Escritórios e áreas corporativas
Uma das linhas mais versáteis da Ecopex é o piso em rolo, por mais incível que pareça, muitas empresas buscam o piso emborrachado para ser usado em escritórios e ambientes corporativos. Por suas características de segurança, destaca-se por oferecer absorção de impacto com conforto acústico, além de ser antiderrapante e não deformar quando submetido a cargas elevadas.
Esperamos que tenha gostado deste artigo e possa ter contribuído para sua melhor escolha. Mas caso você ainda tenha dúvidas sobre qual o melhor piso emborrachado para sua área, entre em contato e fale com um de nossos consultores! Caso já tenha se decidido e gostaria de receber nosso catálogo com preços ou um orçamento, clique aqui e solicite já!