A telha ecológica com manta térmica possui o melhor conforto térmico e acústico do mercado. Milhares de consumidores em todo o Brasil já testaram e aprovaram as telhas ecológicas.
A telha ecológica Tetra Pak representa uma inovação notável no universo da construção sustentável e materiais de construção, incorporando de maneira pioneira o conceito de reciclagem de materiais para a produção de componentes essenciais na arquitetura.
Compostas principalmente de embalagens cartonadas recicladas, estas telhas são uma resposta engenhosa aos desafios ambientais, oferecendo uma alternativa ecologicamente consciente e eficiente para os materiais tradicionais de cobertura, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Neste contexto, exploraremos as principais características das telhas ecológicas Tetra Pak, destacando não apenas seus benefícios ambientais, mas também sua durabilidade, versatilidade e estética única, que as tornam uma escolha sustentável.
Maior resistência e durabilidade
A telha ecológica de Tetra Pak pode receber cargas de até 150kg/m², aumentando também a segurança do profissional (talhadista) que fará a instalação. Além disso, podem ser derrubadas de lugares super altos, sem trincar ou quebrar.
Mais conforto termoacústico
Outras duas grandes vantagens das telhas ecológicas é que elas reduzem de 50% a 90% a temperatura ambiente, proporcionando maior conforto térmico. Por outro lado, também diminuem os ruídos externos ocasionados por chuvas e barulhos de carros e etc, que chamamos de conforto acústico.
A foto ao lado ilustra uma telha sem acabamento (sem a manta térmica) recebendo o peso de uma pessoa de aproximadamente 90 kg, a telha sofre apenas uma leve deformação temporária. No entanto, ela continua intacta, sem trincas (evitando vazamentos) e sem quebrar, mantendo seu aspecto físico e estético por muitos anos.
Benefícios das telhas ecológicas com manta térmica
Nossas telhas possuem inúmeras vantagens se comparadas às telhas convencionais.
Abaixo listamos as principais características que fazem deste produto um diferencial para sua cobertura/telhado:
Resistente a flexão
Suportam grandes cargas sem quebrar ou deformar
Proteção térmica
Mantém o ambiente fresco mesmo no calor
Não trinca
Sua composição faz com que não trinquem
Resistente a granizo
Material 100% resistente à chuvas de granizo
Difícil de quebrar
Possui alta resistência conta quedas e impactos
Não propaga chamas
O material queima, mas não deixa o fogo se espalhar
Super leves
As telhas pesam cerca de 12 kg e são de fácil manuseio
Imune a fungos
Sua composição é imune a fungos e umidade
Sem odor
As telhas não deixam o ambiente com cheiro
100% ecológico
Proveniente de material reciclado e sustentável
Ficha Técnica da telha ecológica
A telha ecológica possui uma camada de alumínio, que funciona como uma manta térmica. Trata-se de uma face laminada de alumínio puro e malha de reforço de resina termoplástica prensada junto a telha. Desta forma, ela retém até 85% dos raios solares, aumentando a durabilidade do produto e melhorando o conforto térmico e acústico dos ambientes.
Ficha Técnica da cumeeira ecológica
Na Ecopex você também vai encontrar as cumeeiras ecológicas com manta térmica com acabamento idêntico ao das telhas para complementar seu telhado. As cumeeiras ecológicas são 100% impermeáveis, por isso possui um ótimo isolamento térmico comparada as cumeeiras de fibrocimento e galvanizadas.
Com uma grande durabilidade a cumeeira tem uma elevada resistência mecânica. Além disso, é de fácil instalação, evitando de quebrar ou trincar sob a penetrações de pregos ou parafusos auto-brocantes.
Galeria de fotos de telhas e telhados ecológicos
Em seguida você encontrará diversas fotos de obras e telhado com aplicações da telha ecológica com manta térmica não apenas no estado de São Paulo, bem como em outros estados do Brasil. Em resumo são diversos projetos com as mais variadas formas de telhados ecológicos e sustentáveis para você se inspirar.
Mais informações sobre as telhas
As telhas são 100% ecológicas
A telha ecológica é produzida através de alumínio e plástico reciclados (0% celulose/papel). Em suma, têm como matéria-prima as caixas de leite longa-vida, conhecidas também como Tetra Pak. Além disso, são fabricadas por meio de um processo que usa pressão e calor.
Também aplicamos durante sua fabricação a manta térmica, um revestimento em alumínio na parte superior da telha. Primeiramente o produto funciona como uma espécie de espelho, ou seja, expelindo os raios de sol. Em síntese, isso faz com que a telha mantenha a temperatura ambiente, ou seja, deixando seu ambiente certamente mais agradável. Além disso, podem reduzir até 90% a temperatura do local.
A importância da telha ecológica para o meio ambiente
De acordo com pesquisas, estima-se que dos 6 bilhões de embalagens longa-vida são produzidas por ano no país. Em contrapartida, menos de 14% são plástico (20% da composição) e alumínio (5%). Assim, esses materiais deixam de ser descartados no meio ambiente e são utilizados na produção das telhas e chapas ecológicas recicladas.
Assim, a telha ecológica reciclada atende a interesses de ordem ambiental e saúde pública, com o intuito de estimular a reciclagem, logo que é feita com materiais para os quais os destinos mais comuns certamente seriam os lixões ou aterros sanitários, contribuindo para a preservação do nosso planeta.
Informações adicionais
Dicas de instalação
A instalação das telhas ecológicas é super simples: Primeiramente para fixação, nós recomendamos o parafuso com rosca soberba (popularmente conhecido como parafuso telheiro) assim como anel de vedação.
Além disso, deve ser primordialmente aparafusado no topo das ondas e portanto, nunca nos canais formados entre as mesmas a fim de evitar vazamentos. Da mesma forma, os pontos de fixação devem estar, no mínimo, a 50 mm das extremidades longitudinais das telhas ecológicas.
Cuidados na hora da montagem do seu telhado
Primeiramente você deve sempre evitar de pisar sobre as telhas entre os apoios, pois apesar de serem super resistentes à quebra, são bastante flexíveis, então é sempre bom tomar todos os cuidados para evitar acidentes. Por isso, recomendamos sempre que possível, colocar tábuas nos sentidos longitudinal e lateral.
Dessa forma as tábuas certamente distribuirão o peso sobre os apoios (caibros). Além disso, evite deixar as telhas soltas em cima da cobertura, a fim de evitar acidentes. Por serem leves, certamente podem ser levadas por fortes ventos.
Proteção térmica e sua obra mais fresca
O produto é primordialmente feito através de embalagens Tetra Pak, uma mistura de celulose, plástico e alumínio, fazendo com que diminua a dispersão do calor para dentro do ambiente. Além disso, nossas telhas ainda possuem a manta de alumínio, uma camada extra que faz com que o calor diminua ainda mais, já que seu efeito brilhante expele as luzes solares e deixa seu ambiente muito mais fresco.
De acordo com estudos realizados no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), as telhas seguram 30% a mais de calor em relação às convencionais.
Área de cobertura da telha
Conforme as medidas de fabricação, as telhas ecológicas cobrem uma área de aproximadamente 1,70 m². Dessa maneira, o cálculo é feito primeiramente pela soma de seu tamanho, que é de 2,20 x 0,92 m, descontando seu recobrimento longitudinal, que deve ser de pelo menos 14 cm. Do mesmo modo, descontamos ainda o recobrimento lateral, que é de uma onda, ou seja, cerca de 6 cm.
Quais ferramentas utilizadas para cortar o produto?
Para cortar o material, você pode utilizar até mesmo um simples serrote. No entanto, nós sempre recomendamos o uso de serra circular, a fim de evitar rebarbas e deixar o corte mais preciso. Assim como o acabamento do corte pode ser feito com lixas ou grosas, por exemplo. Todos esses mateirias você pode encontrar em qualquer loja de materiais de construção.
Além disso, para passagem de tubos, o diâmetro máximo do furo deve ser de 250 mm e, dessa maneira a telha furada deve receber apoios complementares.
Quail inclinação recomendada?
A telha deve ter inclinação de 27%, sendo o ideal para obter o melhor aproveitamento. No entanto, a inclinação mínima recomendada deve ser inicialmente de 15%. Sobretudo em coberturas e fechamentos laterais, onde se formam superfícies planas ou poliédricas (ângulo entre duas telhas) consecutivas nunca superior a 6°.