O tapume ecológico ondulado é produzido através das aparas industriais das embalagens longa vida. Sua composição é papel, plástico (PEBD) e alumínio. Recebem ondulação para aumentar a sua resistência mecânica.
Além de ideais para fechamentos de obras, o tapume ecológico é muito mais resistente que os tapumes convencionais, como chapas de OSB, por exemplo. Podem ficar expostar a qualquer tipo de intempérie e ainda assim se manter intacta. Além de poderem ser derrubadas sem trincar ou quebrar, ainda que seja de lugares altos. Sua ondulação traz maior resistência mecânica quando instalada na vertical (de pés).
leves e de fácil manuseio
Os tapumes ecológicos são super leves, com apenas 11 kg por placa, ele é de fácil manuseio e flexível, tornando sua instalação rápida e simples. Sua composição lhe garante impermeabilidade total e resistência. Além de muito mais bonito que os tapumes tradicionais, já vem na cor verde, de fábrica.
Composição do tapume ecológico
Nossos tapumes são produzidos através de alumínio e plástico reciclados (0% celulose/papel). Em suma, têm como matéria-prima caixas de leite longa-vida, conhecidas também como Tetra Pak. Fabricadas por meio de um processo que usa pressão e calor, elas tem o mesmo formato das telhas de fibrocimento.
Importância do uso do tapume ecológico
De acordo com pesquisas, estima-se que dos 6 bilhões de embalagens longa-vida produzidas por anos no país. Em contrapartida, menos de 14% são plástico (20% da composição) e alumínio (5%). Dessa forma, esses materiais deixam de serem descartados no meio ambiente e além disso são utilizados na produção dos tapumes, telhas e chapas ecológicas.
Desse modo, o tapume ecológico atende a interesse de ordem ambiental e de saúde pública, com intuito de estimular a reciclagem, de tal forma que é feita com materiais para os quais os destinos mais comuns certamente seriam os lixões ou aterros sanitários.
Informações sobre os tapumes ecológicos
Como é feita a fixação dos tapumes ecológicos?
Para fixação dos tapumes é utilizado prego, parafusos e até mesmo rebite, se houver necessidade. Os tapumes preferencialmente são instalados na vertical para aproveitar de maneira mais eficaz as ondulações, que trazem maior resistência mecânica ao produto.
Como cortar o material?
Os tapumes ecológicos podem ser cortados com um simples serrote. No entanto, recomendamos o uso de serra circular a fim de evitar rebarbas. Assim como o acabamento do corte pode ser feito com lixas ou grosas.