Biofilia: o que é e como incorporá-la na arquitetura
O princípio por trás da biofilia é bastante simples: conectar os seres humanos com a natureza, promovendo bem-estar e conforto emocional
Trata-se de uma grande tendência internacional que gradualmente vem ganhando adeptos no Brasil, por conta disso, o termo ainda pode não ser de domínio de algumas pessoas.
Biofilia vem do grego e significa o amor pela vida; a aplicação da técnica dentro da arquitetura diz respeito a incorporar elementos de contemplação à natureza dentro dos ambientes projetados.
Ela engloba os sons, aromas, assim como a água, pedra, madeira, palha, dentre outros elementos, que permitem que os usuários estejam em maior contato com a natureza.
É comprovado que o convívio com o natural proporciona bem-estar, traz felicidade, reduzindo o estresse e elevando a autoestima das pessoas.
Portanto, a grande ideia deste conceito é reconectar o homem ao seu espaço originário, trazendo a valorização e a conscientização para com o meio ambiente. Na arquitetura, o foco é adequar esta harmonização natural com projetos pautados na redução de impactos ambiental.
O que você achou da nova tendência?
Para profissionais que desejam atuar frente à esta tendência mundial, desenvolvemos a madeira Biossintética, única, de produção sustentável, onde a cada 40m² de sua aplicação, equivale uma árvore à salvo.
Quais os benefícios da biofilia?
A biofilia, quando incorporada em prédios e salas, proporciona calma, produtividade, estimula o aprendizado e a criatividade. O contato com a natureza influencia no desenvolvimento das crianças, incitando a imaginação, interação social e sendo capaz de diminuir distúrbios de déficit de atenção.
O post Já ouviu falar em Biofilia? apareceu primeiro em Ecopex.