MADEIRA PLÁSTICA E ECOLÓGICA

madeira plástica é um produto 100% ecológico (por isso, algumas pessoas a chamam de Madeira Ecológica). Do mesmo modo, ela é resultante da aplicação de uma moderna tecnologia industrial. Além disso, seu processo de fabricação agrega matérias-primas recicláveis, como por exemplo resíduos plásticos industriais dos mais variados. Esses resíduos são misturados para que sejam transformados em peças semelhantes à madeira natural.  Em seguida, podem portanto, substituí-la em diversas aplicações e finalidades.

A produção da Madeira Plástica antes de mais nada retira milhares de toneladas de resíduos da natureza e, além disso não há desperdício de água, afinal a mesma é reutilizada no processo. Inegavelmente, não somente a Madeira Plástica pode considerada com um produto 100% ecológico, mas também seu processo de fabricação igualmente. Ao mesmo tempo oferece a resistência do plástico, mas com aparência de madeira natural como resultado. Em suma, a madeira plástica é composta de material completamente sustentável.

NENHUMA ÁRVORE É DERRUBADA NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA MADEIRA PLÁSTICA

A Madeira Plástica é 100% sustentável.

Por que utilizar a Madeira Plástica?

Porque é durável! Porque não exige constante manutenção! Porque é ecológico! Porque é bonito!
Conheça nosso produtos e entenda todas as vantagens de utilizar a Madeira Plástica no seu projeto.

Por que utilizar Madeira Plástica?

Certamente a constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente responsáveis. Por isso, igualmente cresce a cada dia o uso e a aplicabilidade de madeira plástica.

Produzida sobretudo de resíduos plásticos descartados por empresas de reciclagem de papel, surpreendentemente a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada. Além disso, primeiramente evita o desmatamento e ao mesmo tempo não contamina o solo, assim como as águas subterrâneas. O material portanto pode ser considerado 100% ecológico.

Benefícios de Madeira Plástica ao meio ambiente

Como resultado, estima-se que para cada 700kg de madeira plástica utilizada, certamente 1 árvore adulta de grande porte estará sendo preservada. Pode-se portanto afirmar que aproximadamente 200 mil sacolas plásticas deixam de circular no meio ambiente de acordo com pesquisas.

A madeira plástica tem certamente durabilidade de muitos anos, no entanto, exigindo pouquíssima manutenção, salvo o tipo de lugar a ser instalado.

Por que utilizar Madeira Ecológica?

A Madeira Ecológica é um produto primordialmente fabricado com uma tecnologia inovadora. O produto, assim como a Madeira Plástica é planejado, desenvolvido e fabricado no Brasil. Em resumo, trata-se de um moderno processo de fabricação. Contudo, sua exclusiva composição contém sobras de madeira e resíduos de plástico, dessa forma agregando sustentabilidade à sua obra.

Em outras palavras, a Madeira Ecológica, similarmente conhecida como WPC, traz um novo conceito de madeira sustentável nesse sentido.

Benefícios da Madeira Ecológica ao meio ambiente

O produto é inegavelmente sinônimo de uma novidade mercadológica. Além disso, sua tecnologia é brasileira e pode ser usado primordialmente como substituto sustentável da madeira extrativa. A Madeira Ecológica é sem dúvida um produto primeiramente sustentável porque é proveniente de resíduos, de tal forma que evita a utilização de recursos naturais. Mas acima de tudo, um produto de fino acabamento.

Sem dúvida, a busca pela inovação e pela colaboração com o Meio Ambiente foram os grandes motivadores do desenvolvimento do produto.

A Madeira Plástica e suas aplicações

Ao passo que a grande procura por materiais prontos aumentassem, a necessidade por novas linhas surgiram igualmente. Por consequência, desenvolvemos uma linha completa de produtos acabados, sobretudo para jardim. Além de charmosos, são de fácil montagem e igualmente resistentes.  Por isso, alguns deles são vendidos desmontados, primeiramente para uma redução de custos em fretes e consequentemente no preço final. Por fim, podem ser montados por qualquer pessoal. Além disso, acompanham todos os acessórios necessários e um manual de instruções de fácil entendimento.

Além desses produtos citados, decerto a Madeira Plástica pode ser utilizada para diversas aplicações. Por exemplo: Decks, fachadas e brises, pergolados, cercas e mourões,  playgrounds, entre outras. Em resumo, hoje a Ecopex oferece uma grande variedade de produtos compostos, não só de Madeira Plástica, mas também de outros ecológicos produzidos por materiais sustentáveis.

Linha de produtos com Madeira Plástica

Sem dúvida, hoje a Ecopex é a empresa com maior gama de produtos sustentáveis, bem como produtos compostos por Madeira Plástica e Ecológica.
Por isso, destacamos abaixo alguns exemplos desses materiais e suas características.

Deck

Decks de Madeira Plástica para áreas de jardim e Piscina.

Fachada

Fachadas para comércios e residências.

Móveis

Móveis Ecológicos para jardim e áreas externas em geral.

Decoração

Artigos de decoração para ambientes externos.

Cercas

Cercas e mourões de Madeira Plástica para áreas rurais.

Playgrounds

Brinquedos e Playgrounds para parques infantis.

Madeira Plástica é Inovação Sustentável

Seja como for, a constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente corretas. Por isso, cresce o uso e igualmente a aplicabilidade da Madeira Plástica. Embora produzida através de resíduos plásticos descartados, a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada, mas não para por aí! Com toda certeza ela também evita o desmatamento, bem como a contaminação do solo e águas subterrâneas.

Madeira Plástica é na definição mais correta um perfil termoplástico.

No Brasil o normal é se utilizar o material de descarte como rótulos de garrafas, assim como sacolas de supermercado e etc. Em contrapartida, no exterior e, principalmente na Europa e Estados Unidos, utiliza-se mais matéria prima virgem. Da mesmas forma a mistura do plástico com madeira reutilizada. Esse material proveniente da mistura entre madeira natural e plástica, por consequência também é conhecido com WPC (Wood Plastic Composite). A Ecopex também comercializa este material, conheça a Madeira Ecológica WPC.

Utilize Madeira Plástica em seus projetos!

Antes de mais nada, a produção da Madeira Plástica traz inegavelmente inúmeras vantagens ao meio ambiente. Acima de tudo porque a decomposição do plástico pode levar aproximadamente 100 anos. Ao mesmo tempo que o consumo de plástico está alta. Da mesma forma, imagine o prejuízo se não dado um destino sustentável para todo esse resíduo. Por isso, a cada ano a Madeira Natural vem perdendo mercado e a Madeira Plástica crescendo igualmente.

A madeira de plástico é uma excelente alternativa quando se pensa em áreas externas. Além de ser muito semelhante a madeira natural, traz benefícios ao usuário porque é de baixa manutenção e tem vida longa.

Deck de Madeira Plástica e Ecológica

Diferença entre Madeira Plástica, Madeira Ecológica WPC e Madeira Sintética de PVC

Inegavelmente, o mercado de produtos sustentáveis está crescendo de tal forma que diversos fabricantes começam a produzir os mais diferentes tipos de produtos. Entretanto, podemos dizer que o material ainda tem muito a ser explorado, pois existem ainda muitas aplicações pouco utilizadas.

Assim sendo, é comum as pessoas acharem que todos os tipos de materiais sintéticos que imite a madeira seja ecológico. Assim como colocá-las todas no grupo intitulado por madeira plástica, como se fossem todas iguais. Entretanto, elas definitivamente não são. Os produtos são acima de tudo diferentes um dos outros, pois cada um tem sua composição e principalmente porque cada uma tem sua durabilidade, além disso, cada um tem sua estética e por fim, sua indicação de aplicação.

Materiais Sintéticos e suas variações

No Brasil e, sobretudo no mundo, existem inúmeros tipos de materiais sintéticos.  No entanto, cada um com sua característica, composição e acabamento. Por isso fizemos uma matéria em nosso Ecoblog, a fim de desmistificar a diferença entre materiais nacionais e importados (veja aqui).

Os fabricantes de materiais sintéticos a princípio são mais focados em perfis para decks. Contudo, aos poucos a linha de produtos acabados vem aumentando analogamente. Sobretudo porque os brasileiro começam a abrir os olhos para a importância da responsabilidade ambiental.

Modelos de Perfis para decks

A Ecopex trabalha com diversas opções de perfis para decks. Por isso, destacamos abaixo alguns exemplos desses materiais e suas características.

Madeira Plástica

Material composto por 100% de plásticos reciclados dos mais diversos. Em síntese resíduos plásticos industriais ou residenciais.

O material em seguida é co-extrusado com cores, texturas e frisos. Além disso, possui aditivos que protegem o material de intempéries.

Madeira Ecológica WPC

Material composto sobretudo com 70% de madeira reciclada e 30% de plástico reciclado.

A madeira ecológica surge ao proposito de plastificar a madeira. Ao mesmo tempo que sua nanotecnologia traz maior durabilidade e resistência ao material.

Madeira Sintética PVC

Material primordialmente composto de PVC virgem e co-extrusado em seguida. Por certo, o produto pode ser considerado sustentável uma vez que evita a utilização de madeira natural.

O material é inegavelmente bastante resistente, visto que o PVC utilizado em sua composição é de origem virgem. Oferece em contrapartida 3 cores uniformes como opções e acabamento frisado.

Madeira Plástica Maciça

Material composto em suma com plásticos 100% reciclados. Ou seja, os produtos são em grande maioria proveniente de aparas e plásticos em geral.

Em contrapartida, o material é maciço, com diversos tipos de formatos, cores e acabamentos. Seu manuseio é decerto o mais fácil entre os perfis plásticos e ecológicos.